Home Excel - Dicas Aplicativo Excel - Aplicativo Dicas Excel como montar no excel um controle das financas pessoais

Excel como montar no excel um controle das financas pessoais

E-mail Imprimir PDF


Dicas do Aplicativo Excel

Saberexcel – Informática

Como montar no Excel um controle das financas pessoais

Fazer a primeira planilha não é rocket science, mas tem lá suas dificuldades para o usuário realmente leigo. Este tutorial vai ajudá-lo nesta tarefa. Usamos o Excel, da Microsoft, o software mais conhecido nessa área. Vamos construir um documento útil - uma planilha para controlar as finanças domésticas. Uma planilha simples, com abrangência de seis meses. A idéia é registrar, logo no início, as receitas - ou seja, salários, dividendos e qualquer outro tipo de entrada. Em seguida, serão incluídas as despesas. No final, vem o balanço, mês a mês, de receitas e despesas.

Vamos lá. Abra o Excel. Coloque o cursor na célula A1 (coluna A, linha 1) e digite Orçamento Pessoal - 2010. Na linha 3, a partir da coluna B, escreva os nomes dos meses deste semestre: Jul, Ago, Set etc. Na linha seguinte, coluna A, escreva o nome de uma grande categoria: Receitas. Logo abaixo, inclua três tipos de receita: Salário, Dividendos e Outras Receitas. Mais adiante, salte uma linha e escreva: Receita Total. Pronto: a estrutura do bloco de receitas está pronta. Inclua mais divisões, se for o caso.

Agora, na linha seguinte, abra uma nova categoria: Despesas. Esta, como vimos, vai-se dividir em vários blocos. A lógica dessa divisão também depende do tipo de organização com que você deseja trabalhar. Vamos adotar, aqui, quatro blocos de despesas: Fixas; Alimentação e Manutenção; Obrigações Financeiras; e Pagamentos Diversos. Para completar a estrutura básica da planilha, faltam apenas os resultados. Abra uma linha para o Total de Despesas e, por fim, outra para o Resultado, que será o balanço final entre receitas e despesas.

Por enquanto, a planilha não passa de uma tabela vazia. Vamos adicionar a ela uma lógica de cálculo. Nossa principal providência será fazer o Excel acumular automaticamente os totais de cada categoria. Comecemos com as receitas. Coloque o cursor na linha Total de Receitas, coluna correspondente ao mês de julho. Aí, digite a fórmula:

=SOMA(C5:C7)

Isso significa que o total de receitas, naquele mês, corresponderá ao somatório das células C5 até C7. O total de agosto será idêntico: de D5 a D7. Mas você não precisa escrever uma fórmula para cada coluna. Ponha o foco no total de receitas de julho. Observe que a célula exibe uma pequena alça no canto inferior direito. Arraste essa alça para a direita, até a coluna Total. Com isso, você reproduziu, com as devidas adaptações para cada mês, a fórmula definida para julho. Assim, se você digitar um valor em qualquer célula das receitas, esse valor será automaticamente acumulado na linha de Total. Como estamos trabalhando com valores monetários, o correto é predefinir os valores para duas casas decimais. Então, faça o seguinte. Selecione a área formada pelas três subcategorias de receitas, da coluna Jul à coluna Total. Agora, clique em Formatar/Células. Na orelha Número, escolha a categoria Número, indique duas casas decimais e clique em Usar Separador de 1000 para ter um ponto indicador de milhares. Repita essa formatação também para a linha Total de Receitas e para todas as células que podem receber números.

Repita os procedimentos acima, feitos no bloco das Receitas, para cada uma das subdivisões das Despesas. Use um truque para a formatação com as duas casas decimais. Clique numa célula qualquer já formatada. Em seguida, na barra de ferramentas Padrão, localize o botão

 

Saberexcel – Curso Introdução a Informática Básica – Dicas do Excel 12

Pincel e dê um duplo clique nele. O cursor se transforma num pequeno pincel. Selecione a área que deseja formatar e - veja lá! - todas as células apresentam o mesmo formato daquela célula original. O pincel continua ativo. Aplique o formato às outras áreas. Acione a tecla Esc para desarmar o pincel.

Agora, faltam apenas os cálculos finais. A linha Total de Despesas corresponde à soma de todas as acumulações parciais de despesas. Na coluna de julho:

=B18+B24+B30+B35

Por sua vez, a linha Resultado corresponde ao total de receitas menos o total de despesas:

=B9-B38

Execute procedimentos idênticos para somar as linhas na coluna Total. Na linha Salário, por exemplo, o total será a fórmula:

=SOMA(B5:G5)

Arraste a alça desse total até as duas linhas seguintes e repita esses procedimentos em cada área das despesas. Cada valor digitado será acumulado no sentido vertical e no horizontal.

Está concluída a planilha. Apague os números digitados como teste e digite os valores de verdade. Você pode fazer o download da planilha criada neste exercício. Ela está disponível no site de endereço http:///www.saberexcel.com
É fácil adaptá-la ao verdadeiro perfil de suas contas, inclusive passando do plano pessoal para o familiar.



Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA (Saberexcel)

Última atualização em Qui, 18 de Agosto de 2011 08:39  
Voltar

Adicionar comentário

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade." Albert Einstein


Código de segurança
Atualizar

Pesquisa Google SaberExcel

Publicidade Google

Publicidade

Rastreamento Correios

Digite o número do SEDEX conforme o exemplo:
Correios do Brasil

Assinatura SaberExcel

Google Associados

Depoimentos

Visitantes SaberExcel

Excel VBA Estudos®
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje5102
mod_vvisit_counterOntem5154
mod_vvisit_counterEsta Semana29762
mod_vvisit_counterSemana passada36487
mod_vvisit_counterEsse mês43491
mod_vvisit_counterMês passado153723
mod_vvisit_counterTodos10466320
Aprenda MS Excel VBA

Adicione Saberexcel Favoritos

 
 

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA(Visual Basic Application), sozinho, com baixo custo, praticando com os produtos didáticos Saberexcel,


   Sobre as WorksheetFunctions Funções de Planilhas que retornam valores do VBA