Home Excel - Dicas Aplicativo Excel - Aplicativo Dicas Excel como usar planilhas 3D no excel

Excel como usar planilhas 3D no excel

E-mail Imprimir PDF

Dicas do Aplicativo Excel
Saberexcel – Informática

Como usar planilhas 3D

Nem se preocupe em montar planilhas novas para consolidar dados dispersos no Excel. Se o seu problema é fazer contas com valores distribuídos em arquivos diferentes, saiba que há uma forma simples de chegar lá. O Excel permite, entre outras coisas, somar valores de planilhas diferentes, criando o efeito de uma conta tridimensional. Esse recurso é particularmente interessante para consolidar dados, como os das filiais de uma companhia num determinado período.

Suponha uma empresa com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O semestre acabou de se encerrar e você quer saber quanto as três filiais faturaram, gastaram e lucraram juntas mês a mês no período. O melhor caminho para o cálculo vai depender de onde os dados estão.

Se os valores de receitas, despesas e lucro ou prejuízo estiverem dispostos nas mesmas células nas várias planilhas, e todas elas fizerem parte de uma mesma pasta de trabalho, bastará criar uma quarta planilha, a de Consolidação. Para somar, por exemplo, os tributos pagos pelas três filiais em janeiro, registradas na célula B10 (veja o quadro), clique na célula B10 da planilha Consolidação e, depois, em somatória. Vá à primeira planilha (São Paulo) e marque a célula B10. Aperte e segure pressionada a tecla Shift e clique na aba da última planilha das filiais (Belo Horizonte). Ao soltar a tecla, o Excel terá construído a fórmula

=SOMA('São Paulo:Belo Horizonte'!B10)

para somar todos os valores das células B10 nas planilhas da seqüência. Em seguida, pressione Enter para o resultado aparecer em Consolidação. Use os recursos de marcar e arrastar para estender a fórmula para linhas inteiras ou colunas.

Caso as planilhas estejam dispersas em outras pastas e haja diferenças na disposição dos valores (uma filial pode ter um item a mais de custos, por exemplo), há dois caminhos a seguir: copiá-las para uma mesma pasta, perdendo as atualizações que possam ocorrer nos arquivos originais, ou pinçar os dados onde quer que estejam e garantir a atualização, mas correndo o risco de colocar o valor certo na célula errada e vice-versa.

Para pinçar células numa mesma planilha, pode-se usar o mouse e a tecla Ctrl pressionada para ir montando a fórmula. Na consolidação de dados pinçados em lugares diferentes o Ctrl não funciona. Neste caso, o truque é separar os endereços das células por ponto-e-vírgula, assim a marcação dos valores não vai desaparecer quando você mudar de planilha para selecionar outro dado.

Fique atento ao indicar o endereço da célula. Para somar, por exemplo, o lucro bruto da filial de São Paulo, na célula B3, com o da filial gaúcha, que está na célula C4 da planilha Plan2 da pasta de trabalho Porto Alegre.xls arquivada no diretório Meus documentos, utilize a fórmula:

=B3+'c:\meus documentos\[São Paulo.xls]Plan2'!C4

Se o dado estiver na Internet, escreva: (somente exemplo)

=B3+'http://www.empresa.com.br/planilha/[SãoPaulo.xls]Plan2'!C4


Última atualização em Qui, 18 de Agosto de 2011 11:32  
Voltar

Adicionar comentário

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade." Albert Einstein


Código de segurança
Atualizar

Pesquisa Google SaberExcel

Publicidade Google

Publicidade

Rastreamento Correios

Digite o número do SEDEX conforme o exemplo:
Correios do Brasil

Assinatura SaberExcel

Google Associados

Depoimentos

Visitantes SaberExcel

Excel VBA Estudos®
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje191
mod_vvisit_counterOntem5059
mod_vvisit_counterEsta Semana19697
mod_vvisit_counterSemana passada36487
mod_vvisit_counterEsse mês33426
mod_vvisit_counterMês passado153723
mod_vvisit_counterTodos10456255
Aprenda MS Excel VBA

Adicione Saberexcel Favoritos

 
 

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA(Visual Basic Application), sozinho, com baixo custo, praticando com os produtos didáticos Saberexcel,


   Sobre as WorksheetFunctions Funções de Planilhas que retornam valores do VBA