Excel Aplicativo

  • - Acesso Livre
  • Documentos

    Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

    Excel financiamento calculos formulas Excel financiamento calculos formulas

    popular!
    Adicionado em: 04/12/2010
    Modificado em: 04/12/2010
    Tamanho: Vazio
    Downloads: 1289

    Dicas do Aplicativo Excel
    Saberexcel – Informática
     

    Como calcular juros no Excel

    Download do exemplo no final da página

    Vamos mostrar como criar uma aplicação para calcular e montar tabelas detalhadas para a amortização de empréstimos. Você, que vai construir o sisteminha, terá de encarar todas as fórmulas e truques necessários para fazê-lo funcionar. Mas o objetivo é esconder todas as complexidades, criando um resultado final que qualquer usuário possa utilizar. Na verdade, se você não está nem aí para fórmulas, a planilha esta disponível no site http://www.saberexcel.com para pessoas cadastradas no site.

    Mãos à obra. Para começar, vamos definir o formato geral de nossa planilha. Ela deve conter três áreas. Primeiro, as células nas quais o usuário deve digitar os dados básicos do financiamento (valor, taxa de juros, prazo e data inicial). Depois, um painel-resumo, com o valor do pagamento mensal, número de pagamentos, total de juros e custo total do financiamento. O terceiro bloco apresenta uma tabela com a discriminação dos dados de cada pagamento previsto. Cada linha dessa tabela mostra a previsão de pagamento de um mês, evoluindo desde o valor financiado total até o saldo final zero. Na elaboração dessa planilha, tomamos como ponto de partida um modelo publicado no site da Microsoft, que foi redefinido para este tutorial. Para acompanhar adequadamente as tarefas, é aconselhável que você faça o download de nossa planilha no site de http://www.saberexcel.com

    A principal técnica utilizada na elaboração do projeto é a definição de nomes para células, grupos de células e fórmulas. Assim, em vez de operar com endereços, trabalha-se com variáveis, o que facilita bastante a compreensão. É muito mais confortável, por exemplo, lidar com itens como Valor_Financiado e Taxa_Juros do que com E4, C7. Vamos, então, montar a área 1 da planilha, dedicada à entrada de dados. Em nosso exemplo, ela ocupa as células de E4 a E7. Vamos dar um nome a cada uma dessas células.

    Coloque o cursor em E4 e acione o comando Inserir/Nome/Definir. Na caixa Definir Nome, digite, em cima, Valor_Financiado (o nome não pode ter espaços). Embaixo, o programa já inclui, automaticamente, o endereço de E4. Acione OK. Repita a operação para as células E5 a E7, nomeando-as, respectivamente, como Taxa_Juros, Prazo_Meses e Data_Inicio. Faça as adequadas formatações nas quatro células, ajustando cada uma conforme o conteúdo esperado: moeda, decimal, inteiro e data. Para orientar o usuário da calculadora de financiamentos, escreva, à esquerda de cada célula, as indicações dos dados a serem digitados.

    Passemos à segunda área. Na mesma coluna, no intervalo E11:E14, vamos nomear quatro células: Pagamento_Mensal, Num_Pagamentos, Total_Juros e Custo_Total. A cada um desses nomes deve corresponder uma fórmula:

    =-PGTO(Taxa_Juros;Num_Pagamentos;Valor_Financiado)

    Acima, a fórmula para Pagamento_Mensal. Ela usa a função PGTO e baseia-se em outras variáveis nomeadas. Observe o sinal de menos: ele indica que cada pagamento será subtraído do valor financiado. A fórmula para Num_Pagamentos é a seguinte:

    =SE(Tudo_Preenchido;Prazo_Meses;"")

    A rigor, o número de pagamentos é igual ao valor digitado na célula Prazo_Meses. No entanto, ele só deve aparecer quando o usuário tiver preenchido as células da área 1 para o

     

    Saberexcel – Curso Introdução a Informática Básica – Dicas do Excel 6

    cálculo de novo financiamento. Por extensão, as células da área 2 e da área 3 só devem exibir alguma informação se as quatro células da área 1 estiverem preenchidas. Para garantir isso, vamos criar uma fórmula nomeada (sempre em Inserir/Nome/Definir), Tudo_Preenchido, que funciona como um teste lógico, do tipo sim/não:

    =SE(Valor_Financiado*Taxa_Juros

    *Prazo_Meses*Data_Inicio>0;1;0)

    Aqui, o truque é o seguinte: multiplicam-se os quatro valores das células na área 1. Se todos estiverem preenchidos, o resultado será um número positivo; se pelo menos um estiver em branco, será zero. Assim, se a fórmula Tudo_Preenchido responde sim (valor 1), os cálculos devem ser executados para preencher as áreas 2 e 3. Se for não (valor 0), aquelas regiões são mostradas em branco.

    As fórmulas para as células Total_Juros (E13) e Custo_Total (E14) são, respectivamente:

    =-IPGTO(Taxa_Juros;Pagamento_Num;Num_Pagamentos;Valor_Financiado)

    =SE(Tudo_Preenchido;ARRED(Pagamento_Mensal;2)*Num_Pagamentos;"")

    Em Total_Juros, usa-se a função IPGTO, do Excel, que fornece os juros acumulados de um investimento. Também nesse caso, como se trata de débitos, o sinal é negativo. Na fórmula do Custo_Total, preste atenção para a função ARRED (arredondamento), aplicada apenas ao valor do pagamento mensal. Ela garante que a multiplicação dos valores mostrados para Pagamento_Mensal e Num_Pagamentos produz, exatamente, o número mostrado em Custo_Total. Sem essa função, apareceria um número aproximado.

    A área 3 da planilha, que apresenta a discriminação de cada pagamento, é encimada por um cabeçalho com sete títulos de colunas: Número; Data do Pagamento; Balanço Inicial; Pagamento; Principal; Juros; e Balanço Final. Selecione essas sete células e nomeie-as como Linha_Cabeçalho, definida pela seguinte fórmula:

    =LIN(´Tabela de Amortização´! $17:$17)

    Ainda não havíamos dito que nossa folha de cálculo foi batizada como Tabela de Amortização. Nessa tabela, o cabeçalho corresponde à linha 17. Como a área 3 pode se estender por mais de uma página impressa, acione Arquivo/Configurar Página/orelha Planilha e, na caixa Linhas a Repetir na Parte Superior, digite Linha_Cabeçalho. Avancemos, agora, para o miolo da área 3. Vamos construir a primeira linha, logo abaixo do cabeçalho. Naturalmente, as sete células dessa linha têm fórmulas específicas. A célula Número apresenta apenas o valor Pagamento_Num, ou seja, a seqüência 1, 2, 3 etc. Sua fórmula é:

    =SE(Nao_Pago*Tudo_Preenchido; Pagamento_Num;"""")

    Aqui, entra em cena novo teste lógico, que é a variável Nao_ Pago, também definida por uma fórmula nomeada:

    =SE(Pagamento_Num<=Num_Pagamentos;1;0)

     

    Saberexcel – Curso Introdução a Informática Básica

    Esse teste indica se a linha deve ou não ser preenchida. A resposta será sim enquanto o número do pagamento for menor ou igual ao total de pagamentos. A célula Data do Pagamento deve exibir a data inicial do financiamento acrescida de um mês:

    =SE(Nao_Pago*Tudo_Preenchido; Data_Pagamento;"")

    Ela se baseia na fórmula nomeada Data_Pagamento:

    =DATA(ANO(Data_Inicio);MÊS(Data_Inicio)+Pagamento_ Num;DIA (Data_Inicio))

    A célula Balanço Inicial também depende de outra fórmula nomeada, Balanço_Inicial, que, por sua vez, aplica a fórmula do valor futuro:

    =-VF(Taxa_Juros;Pagamento_ Num-1;-Pagamento_Mensal;Valor _Financiado)

    Balanço Final, a última célula, tem base idêntica:

    =-VF(Taxa_Juros;Pagamento_Num;-Pagamento_Mensal;Valor_Financiado)

    O valor a ser exibido na coluna Pagamento é sempre o mesmo e corresponde a Pagamento_Mensal. Como em todas as células da área 3, ele só deve ser escrito se os dados para o cálculo foram preenchidos e se a linha se refere a uma prestação não paga:

    =SE(Nao_Pago*Tudo_Preenchido; Pagamento_Mensal;"")

    Por fim, vêm as células para os valores Principal e Juros, que discriminam, no valor da prestação, quanto equivale à restituição do capital e quanto corresponde a juros. Principal e Juros são, também, duas fórmulas nomeadas. A primeira baseia-se na fórmula PPGTO, do Excel:

    =-PPGTO(Taxa_Juros;Pagamento_Num;Num_Pagamentos;Valor _Financiado)

    Juros, por sua vez, usa a fórmula interna IPGTO:

    =-IPGTO(Taxa_Juros;Pagamento_ Num;Num_Pagamentos;Valor_Financiado)

    Todas as células da primeira linha ativa da área 3 devem ser copiadas para as linhas seguintes. Na planilha-exemplo, essas cópias foram estendidas até a linha 377, que corresponde à prestação número 360 - ou seja, um financiamento de 30 anos, o prazo máximo aceito pela aplicação.

    A essa altura, sua calculadora de financiamentos já está completa. Faltam apenas detalhes de acabamento. Para concluir o trabalho, selecione as células ativas da área 1 e dê o comando Formatar/Células. Na orelha Proteção, desligue a caixa Travada. Agora, acione Ferramentas/Proteger/Proteger Planilha (a definição de senha é opcional). Você acaba de criar uma espécie de formulário. As células para entrada de dados estão livres e todas as outras, protegidas. Assim, qualquer usuário poderá usar a planilha sem o risco de modificá-la.
    Essa aplicação foi testada nas versões anteriores como 2003 funciona também nas versoes atuais

     


    Aprenda Microsoft Excel VBA - Saberexcel - o site das macros

    Download do exemplo planilha com a dica acima




     

    Excel funcao modo retorna numero maior ocorrencia range Excel funcao modo retorna numero maior ocorrencia range

    popular!
    Adicionado em: 04/12/2010
    Modificado em: 04/12/2010
    Tamanho: Vazio
    Downloads: 2164

    Dicas do Aplicativo Excel
    Saberexcel – Informática

    Como determinar o numero que mais aparece numa planilha Excel

    O Excel oferece uma função que faz esse cálculo. Trata-se de Modo - tradução incorreta, nesse contexto, do inglês Mode. Em português, o nome dessa figura estatística é moda, o valor que mais se repete numa amostra. No Excel, a Função Modo se aplica a qualquer região de células.

    Exemplo: =MODO(D5:D19)

    Se na região não existem valores repetidos, a função retorna um erro: #N/D (não disponível). Se há mais de um valor modal, a moda é o menor.
    Na seqüência 1, 1, 2, 2, a moda é 1.



    Baixe o Exemplo simples de planilha com a Função MODO (retornando o numero que mais se repete)


    Aprenda Microsoft Excel VBA - Saberexcel -

    Excel inserir dias da semana sem sabados e domingos Excel inserir dias da semana sem sabados e domingos

    popular!
    Adicionado em: 04/12/2010
    Modificado em: 04/12/2010
    Tamanho: Vazio
    Downloads: 1254

    Dicas do Aplicativo Excel
    Saberexcel – Informática

    Para listar apenas os dias úteis no Excel

    Você viu como fazer uma seqüência automática de datas. E se você quisesse listar somente os dias úteis, deixando de fora os fins de semana? Também é possível. Em vez de arrastar a alça da célula com o botão esquerdo, de uso mais comum, faça-o com o direito. No final, solte o botão do mouse. Na lista que surge, escolha a opção Preencher Dias da Semana. Observe: entre as datas da seqüência não constam nem sábados nem domingos.

    Se pretender usar a macro abaixo para automatizar em uma folha de planilha poderá obter a macro a seguir.
    Domine o conhecimento de como produzir suas próprias macros com o Curso Completo Microsoft Excel VBA - Saberexcel.
    Voce aprenderá como desenvolver suas próprias macros e como depurá-las já na primeira lição do Curso Comprelto Microsoft Excel VBA - Saberexcel
    copie a macro cole-a em um módulo comum do VBE(Visual Basic Editor) e execute-a para visualizar o resultado.

    Sub dias_da_semana()
    ' verficando inconsistência.....
    If [E4].Value = "" Then
    MsgBox ("Insira uma data na célula(E4)"), vbCritical, "Saberexcel - site das macros"
    Exit Sub
    End If
    Range("F4").FormulaR1C1 = "=RC[-1]"
    Range("E4:F4").AutoFill Destination:=Range("E4:F34"), Type:=xlFillWeekdays
    Range("F4:F34").NumberFormat = "dddd"
    Range("G4").Select
    End Sub

    Sub limpar_teste()
    Range("E4:F34").ClearContents
    End Sub


    Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA com SaberExcel

    PROMOÇÃO DIDÁTICOS SABEREXCEL



    Adquira já o Acesso Imediato
    à Area de Membros

    Compra Grantida --- Entrega Imediata

    Aprenda Excel VBA com Simplicidade de 
    códigos e Eficácia, Escrevendo Menos e
    Fazendo Mais.

    '-------------------------------------'
    Entrega Imediata:
    +  500 Video Aulas MS Excel VBA
    +  35.000 Planilhas Excel e VBA
    +  Coleção 25.000 Macros MS Excel VBA
    +  141 Planilhas Instruções Loops
    +  341 Planilhas WorksheetFunctions(VBA)
    +    04 Módulos Como Fazer Excel VBA
    +  Curso Completo MS Excel VBA
    +  Planilhas Inteligentes


    Pesquisa Google SaberExcel

    Publicidade Google

    <script type="text/javascript"><!--

    google_ad_client = "ca-pub-2317234650173689";

    /* retangulo 336 x 280 */

    google_ad_slot = "0315083363";

    google_ad_width = 336;

    google_ad_height = 280;

    //-->

    </script>

    <script type="text/javascript"

    src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">

    </script>

    Publicidade

    RSFirewallProtected


    Google Associados

    Depoimentos

    Expedito ,gostaria de parabenizar ,pelo bom atendimento e pela atenção que você teve comigo. As suas planilhas são mesmos fantásticas. Obrigado,e que Deus te abençoes....

    Cirano Bispo
    22 December 2012
    Prezados, Vi algumas publicações de planilhas de voces na internet, uma melhor que a outra e gratuita, o que me chamou muito a atenção. Isso que se chama socializar o conhecimento pelo que quero cumprimetá-los pela ótima iniciativa, pois há muitos que precisam desse conhecimento. envie-me ...

    Joel Santana
    Contabilista
    04 September 2011

    Adicione Saberexcel Favoritos

     
     

    Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA

    Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA(Visual Basic Application), sozinho, com baixo custo, praticando com os produtos didáticos Saberexcel,


       Sobre as WorksheetFunctions Funções de Planilhas que retornam valores do VBA